Nossa história
Nossa história começou em 1978 no sertão da Bahia, onde o futuro era predefinido em duas escolhas: viver da pouca produção da roça que dependia das chuvas escassas ou ir para São Paulo em busca de trabalho.
Mas lá morava um sertanejo, que certo dia viu na orelha de uma mulher um brinco de bambu e teve instantaneamente o que hoje chamamos de insight: “Eu consigo fazer um desse!”.
Ele pegou bambu da roça de seus pais e passou a noite queimando o vegetal para fazer os brincos, comprou as bases para o acessório e um alicate artesanal e assim montou seus primeiros brincos. Como haveria uma festa em sua cidade, passou a noite toda montando seus acessórios e no outro dia levou para a festa para vender. Sabe o que aconteceu? Ele vendeu tudo!
Nesse dia ele descobriu que tinha o dom da montagem e da venda e entendeu que exista um novo caminho, uma nova oportunidade e ele a agarrou com todas suas forças! Então, ele começou a juntar dinheiro e foi para São Paulo comprar matéria-prima para fazer seus acessórios e assim ele começou a escrever sua própria história.
Coco é o apelido que o nosso fundador ganhou assim que nasceu. Seu nome é João Jose de Azevedo, mas ninguém o conhece assim, ele é o "Coco", aonde quer que vá.
Na década da cultura hippie, seus acessórios eram chamados de artes, “as artes de Coco” até que virou a nossa marca: ArtCoco.
O hippie que vendia suas artes do pano, saiu do sertão para a cidade de Vitória da Conquista/BA e depois foi para o o litoral baiano e decidiu se fixar na cidade de Ilhéus/BA, onde o turismo explodia com os livros de Jorge Amado.
Do sertão ele trouxe irmãos e sobrinhos para trabalhar com ele. De Ilhéus ele e Zilda, sua esposa, montavam as mercadorias e colocavam nos panos que iam para as praias de Itacaré, Porto Seguro, Morro de São Paulo, Barra Grande, Prado, Nova Viçosa e outras tantas mais.
Com o passar dos anos e muito trabalho, os panos viraram barracas móveis nas cidades litorâneas, que ficavam nas feiras de artesanato e comércios locais.
Depois as barracas viraram as pequenas lojas físicas nos comércios locais. A primeira loja foi construída na cidade de Vitória da Conquista/BA, quando Coco conseguiu comprar um imóvel comercial com o dinheiro que tinha juntado em Ilhéus e esse foi só o começo!
Somos uma empresa familiar com mais de 15 lojas físicas no estado da Bahia, próprias e licenciadas, para familiares. Em 2023, inauguramos a primeira loja em que uma gerente virou sócia!
A loja de Ilhéus/BA é a nossa matriz, ela passou por todas as etapas da ArtCoco, em Ilhéus Coco vendeu na praia, na porta do teatro, teve a barraquinha na feira de artesanato e outros pontos, depois um box no mercado de artesanato, depois uma pequena loja no centro, até ser modernizada por João Leno, seu filho e transformada na loja que é hoje, moderna, aconchegante e referência no seguimento. Ilhéus foi a cidade que nos acolheu e até hoje, há mais de 46 anos, nossos clientes comemoram cada passo nosso.
Coco é um empreendedor e um vendedor nato. Ele não teve estudo, mas aprendeu com a vida como ninguém! Seu dom natural foi desenvolvido com muito trabalho, amor e humildade em cada etapa de seu jornada.
Coco se aposentou em 2020 e vive em sua cidade natal no sertão baiano, com a tranquilidade de quem construiu um legado para sua família.
A marca se orgulha de ser uma empresa familiar, atualmente administrada pelo filho do fundador, João Leno Azevedo, e sua esposa Bárbara Fonseca, que também gerenciam o site e a loja matriz em Ilhéus/BA, entre outras lojas.
As demais lojas físicas ArtCoco Joias são licenciadas e administradas por familiares, que também tiveram suas vidas transformadas pelo empreendedorismo, em especial Edilson Azevedo, que junto com João Leno coordena a expansão das lojas físicas.
E no mundo on-line? Bom, aqui não foi diferente! Iniciamos em 2012, quando nossas redes sociais começaram a ganhar relevância no Brasil e começamos a vender da forma mais básica possível.
Com a visão em uma nova forma de vender, apostamos no e-commerce e montamos nosso primeiro site em 2014, em Ilhéus, com pouquíssimo conhecimento, nenhum profissional da área, mas com muita vontade fazer dar certo. Usávamos como escritório uma mesa no estoque da loja e depois montamos um cantinho, com estoque em caixas de sapato.
Com o crescimento do site, investimos em cursos, consultoria e tecnologia. Em 2018 reestruturamos a marca e todo nosso site. Em março de 2019 mudamos a sede do site para São Paulo/SP em busca de melhores opções de envios para os pedidos e melhores oportunidades de crescimento. Em 2020, com o aumento das vendas on-line no período de pandemia crescemos de forma exponencial nacionalmente.
Nosso e-commerce não é apenas uma extensão das lojas físicas, mas um verdadeiro portal de estilo e autoestima.
Na ArtCoco, acreditamos que os acessórios têm o poder de transformar. Pois eles não são meros adereços, mas expressões de quem somos e do que acreditamos em proporcionar aos nossos clientes.
Nossos acessórios permitem que nossos clientes se reinventem, exponham suas personalidades e, acima de tudo, se sintam bem consigo mesmos.
Aqui celebramos a criatividade, perseverança e a capacidade de sonhar grande. Do humilde começo como uma barraquinha hippie, nos tornamos uma das maiores marcas de semijoias do Brasil.
E isso é só o começo. Continuaremos sempre a inovar, crescer e inspirar, com a missão de levar beleza e autoestima para os nossos clientes.
Obrigado por estar aqui com a gente!
Assista o vídeo comemorativo, que conta a história do nosso fundador (YouTube): Clique aqui!
Veja algumas matérias sobre a ArtCoco Joias:
PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS
ESTADÃO
INSTITUTO IBND
PORTAL IG
Meu Carrinho
R$ 149 em compras.